terça-feira, 19 de fevereiro de 2013
Por Planejamento Sair negócio é como seguro de vida
É muito estranho uma analogia a fazer, então vamos explicar.
Quando nascemos, estamos jogados neste mundo de infinitas possibilidades, cheia de oportunidades e de admiração.
A última coisa que está em nossas mentes quando somos jovens é o que vai acontecer quando deixarmos este mundo. O que acontece com a família e amigos que deixamos para trás? O que será daqueles que dependem de nós para sobreviver?
Todos estamos preocupados com, pelo menos enquanto somos jovens, está a resolver os problemas e eventos que se apresentam no curto prazo e, para os mais conscienciosos jovens entre nós, como nós estamos indo para alcançar as carreiras e estilos de vida que a que aspiramos.
Agora, comparo isso a criação de uma nova empresa.
Você acabou de chegar a um sistema de contabilidade revolucionária que irá eliminar completamente a necessidade para os empresários ou seus contadores para completar as contas e retorna manualmente. Você não está interessado em onde a empresa será em tempo 5-10 anos, você quer apenas começar este novo produto patenteado e sair para o mercado o mais rápido possível antes que os concorrentes desenvolvam seus próprios sistemas.
Mas, como a morte, dividindo com o seu negócio é inevitável. Ela vai acontecer eventualmente. E se você não se preparar para essa inevitabilidade, você vai sofrer as conseqüências.
Um dissimilaridade nessa analogia, no entanto, é das pessoas que são afetadas por suas ações.
Se você deixar de garantir cobertura de seguro adequada a vida, e você passará, seus amigos, familiares, e aqueles que dependem de você vai sofrer.
Se você falha em planejar a sua saída de seu negócio corretamente, no entanto, é você que vai sofrer. Você vai, provavelmente, receber um preço muito mais baixo para o seu negócio e, basicamente, remover uma grande quantidade de valor que você passou todos esses anos construindo na empresa.
Então, a lição é, não tentar tornar-se demasiado amarrado nas operações do dia-a-dia da sua empresa e não negligenciar a longo prazo de planejamento estratégico. Pode não parecer ser muito importante durante as fases iniciais, mas investir tempo nesta atividade durante a fase de start-up vai pagar dividendos (literalmente!) quando chega a hora de vender a sua empresa.
E se você não tem tempo ou paciência para lidar com saída planejando a si mesmo? Terceirizar para os profissionais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário